Skip to main content
Dia do Advogado: 5 aplicativos para advogados e estudantes de direito

Dia do Advogado: 5 aplicativos para advogados e estudantes de direito

Cumprir prazos, economizar tempo em tarefas repetitivas, aumentar a produtividade e manter a rotina de trabalho mais organizada no escritório (e fora dele) são objetivos que todo advogado busca atualmente. Por conta disso, muitos profissionais adotam aplicativos jurídicos para gerenciar melhor suas tarefas e facilitar atividades rotineiras. Você advogado, que está sempre com a mesa e a pasta cheias de papel e livros, já imaginou trabalhar com o auxilio de um smartphone?

Com os aplicativos jurídicos disponíveis para celulares e tablets, é possível facilitar o dia a dia, ganhar um tempo precioso no expediente, economizar um bom dinheiro, ser mais produtivo e também, mas não menos importante, compartilhar/armazenar informação com muito mais segurança.

Listamos abaixo alguns aplicativos jurídicos e serviços que podem mudar e transforma sua rotina:

MobileID

A Certificação Digital Mobile é um serviço de identificação via Certificado Digital que permite a autenticação e a assinatura digital de documentos diretamente de dispositivos móveis e com validade jurídica.

Por utilizar um documento de identificação inquestionável -, o Certificado Digital -, o aplicativo proporciona a todas as empresas, que oferecem serviços eletrônicos ou que querem migrar seus processos do físico para o digital, benefícios, como identificação inequívoca do cliente/funcionário, conveniência e reconhecimento das transações. O resultado? Redução de fraudes e de custos, por meio da mitigação de riscos, e agilidade nos processos.

Evernote

O Evernote é hoje o serviço referência mundial em armazenagem e organização de informações e documentos.

Muito mais do que um simples bloco de notas, o Evernote guarda informações de todos os tipos – textos, imagens, arquivos (PDF, Word, Excel…), páginas web, fotos, scans, entre outros – funcionando como uma verdadeira memória virtual que armazena tudo o que é importante de ser recuperado.

Com tanta informação é importante ter acesso rápido e fácil. Para tanto, ele oferece mecanismos de organização para que você encontre sempre o que procura em poucos cliques e, sobretudo, uma busca poderosa que reconhece até mesmo textos manuscritos em fotos*.

Você ainda pode acessar suas informações de qualquer lugar, visto que tudo fica armazenado na nuvem para consulta via web ou através do aplicativo Evernote, disponível para todas as plataformas (Android, iOS, Windows e MacOS).

Com tudo isso, o Evernote é um dos melhores ambientes virtuais para organização pessoal e profissional no mercado atualmente. Para se ter uma ideia, o aplicativo soma hoje 150 milhões de usuários no mundo e só no Brasil já são cerca de 10 milhões.

Paymo

O Paymo é um excelente aplicativo no smartphone e tablet para fazer coleta de dados de time sheet e enviar para uma conta em nuvem, com posterior envio de faturas ou exportação de dados via planilha do Excel ou outros formatos para outros aplicativos.

Além de gratuito (tem uma versão premium por US$ 14,95) , sua utilização é muito simples. Basta que você crie um cliente, ligue um projeto a esse mesmo cliente e depois é só clicar em “start”. Quando finalizar clique em “Stop”.

Desta forma, é possível saber quanto foi gasto em cada projeto (ou cliente) e a partir daí entender como está sendo investido o nosso tempo.

Outro pormenor interessante é que ele gera gráficos com perfomance:

Vade Mecum Interativo

O Vade Mecum Interativo traz os Códigos, legislação complementar e súmulas dos Tribunais Superiores. Você baixa gratuitamente o aplicativo e escolhe uma das opções de pacotes de conteúdos disponíveis para aquisição.

Não precisa estar conectado à internet para utilizar, e assim você pode levar o seu tablet para audiências, faculdade, reuniões, e enfim poderá consultar a qualquer tempo a legislação sempre atualizada (a internet só é necessária para baixar as atualizações periódicas).

Outra vantagem exclusiva é a ferramenta de anotações nos artigos para estudo e referências posteriores.

Há diversas formas de busca à legislação, como palavra-chave, ano ou pelo número da lei, o que agiliza muito a consulta.

LegalNote

O LegalNote funciona da seguinte forma: fornecendo apenas o número de sua OAB, ele encontra todos os processos com movimentações recentes e gera uma lista com os seus processos.

Melhor ainda, eles já estão cadastrados no sistema, que passa a acompanhar diariamente todas as atualizações nos Tribunais de Justiça e Diários Oficiais, organizando TUDO em uma dashboard limpa e amigável, além notificar por e-mail sobre as novidades em todos os processos, tudo isso com muita segurança.

E o LegalNote lhe permite ainda optar por conectá-lo com o Evernote, transformando essa combinação em em um simples e poderoso gerenciador de documentos (GED), permitindo que você armazene junto com as informações de acompanhamento processual todos os documentos do processo, como as petições, as decisões, os documentos baixados dos autos, as pesquisas, suas anotações, tudo em um só lugar, acessível de qualquer lugar.

Diligeiro

Escritórios e profissionais de todo o país estão conectados ao Diligeiro.

Servindo de ponte entre contratantes e correspondentes, o Diligeiro utiliza o GPS do celular para conectar os profissionais mais próximos ao local da diligência, conferindo assim agilidade à contratação.

Por exemplo: vamos supor que você vá ao fórum para uma audiência de seu cliente. Nada lhe impede de atuar como Advogado Correspondente para outro escritório e realizar uma demanda de protocolo e distribuição. Basta estar sempre conectado e com o GPS do celular ligado que as notificações de trabalho aparecerão para você pelo Diligeiro.

Por outro lado, caso você necessite de uma diligência jurídica, poderá de imediato contratar um correspondente, até mesmo na mesma cidade, para realizar o trabalho que, para você, custaria as despesas de locomoção e, sobretudo, precioso tempo. Imagine você ter acesso a documentos de um processo em outra cidade quase em tempo real, durante uma reunião com o cliente. ´É possível com o Diligeiro.

Se esses recursos são acessíveis de forma quase imediata, imagine a agilidade que todas as diligências seu escritório ganham quando você passa a se utilizar da ferramenta de forma contínua, unificando e agregando às rotinas de acompanhamento o Diligeiro.

E se você é estudante ou estagiário com a Carteira da OAB a Correspondência Jurídica pode ser uma ótima forma para conseguir se manter nos seus estudos.

Dia do Advogado: 5 aplicativos para advogados e estudantes de direito

Diligeiro

A forma mais rápida, prática e segura de encontrar correspondentes

One thought to “Dia do Advogado: 5 aplicativos para advogados e estudantes de direito”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *