Skip to main content

Pontualidade: Por que é tão dificil? A culpa é do cérebro

Segundo um estudo cientifico, o cérebro tem dificuldade em calcular o tempo de compromissos rotineiros. Isso explica por que é tão fácil chegar no horário no primeiros dias de trabalho e tão dificil manter a pontualidade.

Há dois anos atrás, cientistas ganharam o Nobel de Medicina pela descoberta das “células grid”, que ficam no hipocampo (região cerebral ligada à memória) e têm a função de mapear os ambientes pelos quais andamos.

Em estudos recentes, testaram essas células para entender como o nosso mapa neural muda conforme conhecemos um lugar:

Reuniram um grupo de estudantes ingleses que moravam no mesmo prédio. A primeira tarefa foi desenhar, de cabeça, um mapa do seu bairro. Depois, apontar os trajetos que faziam frequentemente. Por último, os estudantes deveriam estimar quanto tempo levavam de casa até determinados pontos do mapa.

Conclusão:

Nos testes, os pesquisadores chegaram nas seguintes hipóteses:

1 – Tendemos a achar que lugares familiares são maiores do que realmente são. Nos mapas desenhados, a área que eles mais frequentavam aparecia bem maior do que as demais regiões.

2 – Se o lugar era muito familiar, os estudantes subestimavam a o tempo necessário para chegar até ele.

Isso mostra que o cérebro tem dificuldade de calcular o tempo até compromissos rotineiros e acaba te convencendo a sair em cima da hora.

Mas, são apenas hipóteses. A tese dos pesquisadores é que devem existir dois sistemas cerebrais diferentes para calcular tempo e espaç e a distorção de um não afeta a distorção do outro, mas essa explicação neurológica ainda não está bem definida.

Fonte: Exame

banner_cadastro_post_blog

Diligeiro

A forma mais rápida, prática e segura de encontrar correspondentes

One thought to “Pontualidade: Por que é tão dificil? A culpa é do cérebro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *