Skip to main content

10 habilidades raras entre profissionais brasileiros

Um estudo realizado pela AfferoLab– consultoria especializada em educação corporativa – revela que a grande dificuldade dos recrutadores ao preencher vagas é a escassez de habilidades básicas necessárias por parte dos candidatos de diversas áreas.

AfferoLab ouviu diversas empresas entre abril e maio de 2016 e classificou as 10 competências mais raras no mercado de trabalho brasileiro. Confira:

Competência Índice de escassez (0-5)
Resolução de problemas complexos 4,03
Pensamento crítico 3,63
Atitude empreendedora 3,56
Criatividade 3,56
Habilidade para trabalhar com diferentes culturas 3,52
Habilidade para comunicação oral e escrita 3,48
Raciocínio lógico 3,39
Facilidade para se relacionar 3,34
Facilidade de aprender 3,28
Habilidades matemáticas e numéricas
3,08

De acordo com Alexandre Santille, CEO da Affero Lab, saber resolver problemas complexos (em 1º lugar na lista) é uma característica essêncial em um mercado “cada vez mais pautado pela complexidade e pela incerteza, o que exige pessoas capazes de lidar com situações ambíguas, que mudam todos os dias”.

“Pensamento crítico” e “atitude empreendedora”, que ficaram em 2º e 3º lugar, também estão ligadas ao atual momento:

“As empresas precisam mais do que nunca de profissionais com perfil analítico e capacidade de questionar práticas consagradas para aumentar a eficiência dos processos(…) Pessoas ‘empreendedoras’ ou autônomas, que conseguem andar com as próprias pernas e se viram bem com poucos recursos, também são muito procuradas”.

“Criatividade”, empatada em 3º lugar com “atitude empreendedora”, pode refletir a dificuldade de assumir riscos num momento de crise econômica. Afinal, não é fácil ser “ousado’ e assumir riscos de uma ideia nova; MAS, Paradoxalmente, o apetite por inovação é maior do que nunca na maioria das empresas nacionais.

Para Santille, o estudo é uma forma de quebrar o sedentarismo na carreira do profissional brasileiro:

“As empresas estão cada vez mais exigentes na hora de contratar e exigem habilidades que poucas pessoas têm. Por isso, mais do que nunca, é importante investir em qualificação e nunca se acomodar”.

Via EXAME.com

banner_cadastro_post_blog

Diligeiro

A forma mais rápida, prática e segura de encontrar correspondentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *