Skip to main content

10 aplicativos úteis que utilizam geolocalização

A partir de um computador conectado à internet é possível dizer o local de origem. A geolocalização geralmente funciona com a identificação do IP, que é capaz de informar o país, a cidade e o horário atual de onde você está.

A geolocalização também pode ser utilizada com dados a partir de um endereço MAC, RFID (identificação de radiofrequência), conexão sem-fio e coordenadas de um GPS.

Vários smartphones utilizam o GPS integrado para enviar as informações de localização e diversos aplicativos utilizam essa tecnologia para oferecer serviços diversos. Confira alguns:

Family Tracker (Família)

O Family Tracker mostra em um mapa a localização da criança usando o sistema de GPS do smartphone dela. “Você pode ver onde os filhos estão sem precisar ligar para incomodá-los”, afirma Roberto Franceschetti, da LogSat, que desenvolveu o aplicativo.

O serviço, além de ser acessado pelo iOS e Android, oferece a possibilidade de uso pela web, o que elimina a necessidade dos pais de também possuírem um smartphone.

A vantagem é que os registros de localização do Family Tracker ficam nos servidores da empresa por até duas semanas. Dessa forma, é possível saber por onde o usuário passou durante o período, o que pode ajudar a buscar por pessoas perdidas. Para localizar qualquer pessoa, é preciso que o app esteja aberto.

Játá Chegando (Entrega)

Aplicativo para entregadores e empresas que permite o rastreamento em tempo real da última etapa da entrega.

Alem de possuir uma notificação sonora de novas entregas, é possível visualizar a lista de pedidos a serem entregues. Pode-se confirmar ou cancelar entregas e insira observações para os pedidos entregues ou cancelados;

No aplicativo, o usuário pode visualizar no mapa a melhor rota entre a sua localização e o endereço de entrega do pedido.

iFood – Delivery de Comida (Rede social)

Disponível em mais de 10 estados, com o iFood, você faz o pedido em um restaurante que atenda a sua região e a entrega é feita onde quer que você esteja.

Foursquare (Rede social)

Uma das principais rede geossociais existentes permite ao utilizador indicar onde se encontra e procurar por contatos seus que estejam próximo desse local. No aplicativo é possível acumular distintivos relativos a lugares específicos.

A aplicação funciona em iOS, Android, Windows Phone, Blackberry e Symbian. Os mapas utilizados pelo Foursquare são provenientes do OpenStreetMap.

Nike+ Run Club (Esporte)

Com o Nike+ Run Club, o usuário pode mantero controle das suas execuções e ajudar a alcançar seus objetivos. Com ele, pode-se tentarexecutar osprimeirosdesafiosou estabelecer novosrecordes. Ele usa o GPS para determinar onde o usuárioestá, quantas milhas viajou e grava em um mapa para rever mais tarde.

Google Maps (Mapas)

Referência em matéria de geolocalização, o Google Maps é um dos mais eficientes aplicativos existentes no mercado atual. Utiliza o GPS para localizar lugares de interesse mais próximo do cliente e ilustrar as rotas mais diretas e outros dados de navegação.

Waze (GPS)

O Waze é o maior aplicativo de navegação e trânsito do mundo baseado em uma comunidade. Nele, é possível compartilhar informações de trânsito e das vias em tempo real, ajudando a todos a economizar tempo e combustível em seus deslocamentos diários.

É possível alertar sobre acidentes, policiamento, trânsito e outros aspectos no decorrer do percurso. O usuário também recebe alertas em sua rota e encontra os postos com combustível mais baratos próximos. O aplicativo permite adicionar amigos, compartilhar locais e manter outras pessoas informadas sobre seu horário de chegada.

Moovit (Transporte)

O Moovit é o aplicativo líder em transporte público no mundo, utilizado por mais de 40 milhões de usuários em mais de 1000 cidades.

Combinando todas as opções de trânsito em um único App, o Moovit permite ao usuário ter controle sobre suas viagens ao utilizar o transporte público.

Tendo em vista a imprevisibilidade do transporte público, o Moovit constantemente atualiza seu banco de dados com os horários cedidos pelas operadoras de trânsito para que o usuário não fique esperando em um ponto que está desativado ou por um ônibus que alterou sua rota.

Saúde AMS (Saúde)

Com uma interface simples e intuitiva, identifica médicos, clínicas, laboratórios, hospitais e demais estabelecimentos de saúde mais próximos do usuário, de acordo com o plano contratado.
A busca da rede de atendimento pode ser feita pela localização do beneficiário, tipo de prestador, especialidade, tipo de plano ou pelo nome do profissional ou estabelecimento de saúde. O aplicativo aponta o caminho mais próximo entre o beneficiário e o prestador que ele procura, utilizando o sistema de geolocalização do aparelho. Com apenas um toque, o prestador ou estabelecimento pode ser incluído na lista de favoritos.

Diligeiro (Advocacia)

O Diligeiro funciona como uma plataforma que facilita a comunicação entre advogados contratantes e correspondentes em todo o Brasil.

Através do GPS dos telefones, ele permite ao contratante que direcione as demandas colocadas na plataforma imediatamente aos correspondentes mais próximos ao local da diligência, bem como permite aos correspondentes que localizem aquelas demandas mais próximas deles – o que agiliza o processo tanto para quem contrata como para quem se candidata a realizar um trabalho.

banner_cadastro_post_blog

Diligeiro

A forma mais rápida, prática e segura de encontrar correspondentes

2 thoughts to “10 aplicativos úteis que utilizam geolocalização”

  1. Olá,
    Gostaria de saber qual procedimento necessário para criar um aplicativo que utilize GPS e a interação de outras pessoas, como os listados acima. Se é feito a partir de um aplicativo ou empresa específica. Agradeço desde já caso alguém saiba me informar.

    1. Olá, Bernardo. Tudo bem? Existem componentes / bibliotecas com funções consagradas nesses projetos, mas requer sempre conhecimento e experiência técnicas para implementar. Sugerimos que você contrate um desenvolvedor ou uma empresa de software para realização de seu projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *