Skip to main content

Como potencializar a sua capacidade cerebral

Você se considera um gênio? O que define ou classifica uma pessoa como genial?

Bem, de acordo com a psicologia, gênios são pessoas que criam coisas com um valor inestimável ou que, através das suas descobertas, são capazes de mudar os paradigmas da humanidade. Muitos diriam que pessoas assim já nasceram com um dom especial que lhes proporcionou um desenvolvimento intelectual acima dos demais. Mas será que pessoas comuns são capazes de atingir níveis tão avançados como os de pessoas superdotadas? A ciência descobriu que sim, é possível.

Antes porém, vamos exemplificar de uma maneira bem clara o que se quer dizer com isso.

Recentemente estudou-se a grande capacidade que o jogador argentino Lionel Messi tem de conduzir a bola nos gramados e produzir tantas jogadas espetaculares dentro de campo. Descobriu-se que o atleta possui um tipo leve de autismo que o faz ter um nível de concentração maior do que os demais jogadores, lhe proporcionando antecipar jogadas numa velocidade maior graças à tendência aos movimentos repetitivos.

Agora analise um outro grande jogador em atividade que é considerado tão brilhante quanto Messi – ou até mesmo mais, pelos títulos ganhou: Cristiano Ronaldo. Com uma personalidade completamente oposta à do seu “rival”, o português é capaz de realizar inúmeros feitos dentro de campo que o destacam dos demais. Porém, nada indica que algo no cérebro do jogador o diferencie de outros atletas. Então, o que faz com que um jogador considerado “normal” esteja no mesmo patamar de um “gênio”? O treinamento. Grandes profissionais de diversas áreas do futebol que já trabalharam com Cristiano Ronaldo afirmam que, por diversas vezes, o viram depois do treino, ainda em campo, realizando atividades físicas com bola, como treinamento de faltas, dribles e finalizações.

Apesar de se atribuir a muitos físicos, músicos ou filósofos da humanidade uma genialidade acima do comum, o que se constatou em praticamente todos eles é que, independentemente do seu grau de inteligência, o fator determinante para que eles se destacassem foi o estímulo constante de seu cérebro.

Por volta da década de 80, Marian Diamond, uma neuroanatomista da Universidade da Califórnia, em Berkeley, colocou ratos em um ambiente superestimulante, com escadas, esteiras e outros objetos. Um outro grupo de ratos foi colocado numa jaula comum. Durante todo o período em que estiveram confinados, os ratos que estavam em um ambiente estimulante apresentaram um aumento da longevidade e os seus cérebros se tornaram maiores do que os outros que viveram em jaulas comuns.

Mais do que apenas o número de neurônios que possuímos, as nossas sinapses (conexões neurais) são as verdadeiras responsáveis pelo aumento da nossa inteligência. Células glias, axônios e dentritos podem aumentar em quantidade com o passar dos anos, de acordo com a maneira como utilizamos o nosso cérebro.

Atualmente, médicos, juristas, advogados e outros grandes profissionais de diversas áreas precisam estar com o máximo de sua capacidade cerebral ativa para o desenvolvimento de suas atividades. Por isso, seguem algumas dicas praticas para o aumento da capacidade cerebral:

* Realize exercícios físicos regulares
* Se dedique a aprender alguma atividade extra, além daquela que você exerce (tocar um instrumento, aprender um novo idioma, estudar algo novo)
* Descanse (pausas regulares e uma boa noite de sono são essenciais para que o cérebro processe as informações)
* Exercite sua memória (jogos, leitura, escrita)

Estimular o cérebro vai muito alem de treiná-lo em operações quantitativas, como ficar exercitando cálculos de matemática ou a memória. Aprender novas línguas, conhecer outras culturas, estudar história, por exemplo, também são boas práticas para mantê-lo bem estimulado.

E o que você tem feito para estimular o seu cérebro?

O Diligeiro é a forma mais rápida, prática e segura de encontrar correspondentes jurídicos. O processo é agilizado desde a contratação até a execução, acessando diretamente aos profissionais mais próximos do local da demanda, com isso, você economiza muito tempo e pode praticar mais. 🙂Cadastre-se agora!

Texto baseado no livro Mentes Brilhantes – Como Desenvolver Todo o Potencial do Seu Cérebro, de Alberto Dell’isola

banner_cadastro_post_blog

Diligeiro

A forma mais rápida, prática e segura de encontrar correspondentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *