Skip to main content

O que define um profissional de sucesso?

A concorrência faz com apenas os melhores se destaquem no mundo corporativo. Existem milhares de profissionais que realizam as mesmas tarefas, mas a forma como alguns desenvolvem o seu trabalho é determinante para a obtenção do sucesso.

Mas por que alguns empresários conseguem sobreviver à época de crises enquanto outros não? Como alguns advogados ganham causas praticamente perdidas? Quais estratégias os administradores ou gestores utilizam para manter a estabilidade de uma empresa?

PLANEJAMENTO

Qualquer objetivo que traçamos na nossa vida pessoal, invariavelmente só é possível de alcançar com um bom planejamento. Ninguém decide se casar de uma hora para outra, comprar uma casa ou um carro sem conhecimento prévio do que vai adquirir, muito menos viajar sem saber para onde vai. Existem decisões na vida em que é vital se planejar.

Da mesma maneira, no ambiente profissional, um bom planejamento a curto, médio ou longo prazo, é necessário em qualquer setor de atuação. O que você vai realizar ao longo do dia? Quais serão as suas prioridades? Como dividirá o seu tempo? Quais os prazos de entrega? Quando planejamos as execuções das nossas atividades profissionais previamente, o ganho de tempo é muito maior e as metas são mais facilmente atingidas.

FOCO

A obtenção de êxito naquilo que realizamos, além de um bom planejamento, requer que sejamos pessoas focadas no que queremos. Alguns trabalhos envolvem maior nível de concentração do que outros, e se exige uma maior preocupação. Um advogado, por exemplo, não pode simplesmente ler um processo ou documento importante sem dar a devida atenção merecida. O mesmo se aplica a um cirurgião que mantêm por perto algo que possa distraí-lo enquanto opera um paciente.

Se manter focado minimiza os erros e possibilita a realização de mais tarefas num mesmo período

INFORMAÇÃO

O mundo está em constante mudança. Todos os dias, novas descobertas são feitas, tendências são modificadas, ajustes e aprimoramentos são realizados. Processos que outrora levavam dias ou semanas para serem resolvidos, agora podem ser solucionados em algumas horas, apenas com o uso de um novo aplicativo criado, ou a descoberta de um jeito mais prático de fazê-lo.

É importante ficarmos sempre atualizados com o que acontece ao nosso redor. Pessoas bem informadas e atentas as mudanças do mercado, estão sempre um passo a frente de seus concorres.

DEDICAÇÃO

Não existem grandes realizações sem grandes esforços. Não é todo dia que vamos conseguir sair do trabalho no mesmo horário em que estamos habituados. Ás vezes uma demanda ou projeto cobra do profissional um maior empenho de sua parte para que seja bem-feito.

Portanto, quando algo que estiver fazendo realmente valer a pena, esforce-se para cumpri-lo da melhor maneira possível.

PERSISTÊNCIA

Apesar de toda dedicação e empenho que impomos nas nossas atividades, elas talvez não deem o retorno que esperávamos alcançar dentro daquilo que planejamos.

É nessas horas que um bom profissional em vez de desistir, procura identificar o que possivelmente fez de errado e persiste com a ideia principal, contudo procura um outro direcionamento.

SABER OUVIR

Nem sempre tudo que lemos ou estudamos se aplicam para no nosso dia a dia profissional. Podem surgir problemas específicos da nossa área de atuação que sejam incomuns e tenhamos de lidar pela primeira vez.

Quando surge momentos como esses, saber ouvir ou procurar conselhos de pessoas mais experientes profissionalmente do que você, geralmente trazem resultados eficazes.

banner_cadastro_post_blog

Diligeiro

A forma mais rápida, prática e segura de encontrar correspondentes

One thought to “O que define um profissional de sucesso?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *