Skip to main content

O segredo da produtividade segundo a NASA

Em 2015, a NASA recrutou pesquisadores para colaborarem com a saúde e trabalho dos astronautas na Estação Espacial Internacional. Eles chegaram à seguinte conclusão: O segredo da produtividade é fazer as tarefas na ordem correta.

A equipe do pesquisador Jeffery LePine mediu o estresse, a concentração e as emoções dos astronautas durante as atividades do dia. Eles perceberam que a transição entre as tarefas (“engajamento residual”) é a grande armadilha da produtividade.

Quando terminamos uma tarefa e passamos para a próxima, existe algum resíduo da obrigação anterior que fica grudado em nossa mente, e ele pode aparecer em forma de animação ao concluir algo dificil, frustração por ter falhado, distração ou teimosia.

Como resolver este problema?

Diminua o número de transições de tarefas:
Junte as tarefas parecidas em blocos. Assim você aproveita o “resíduo” da outra tarefa para manter-se mais concentrado e cumprir com suas obrigações difíceis no mesmo ritmo e as mais fáceis/rápidas de uma só vez.

Analise suas emoções ao terminar e começar um tarefa:
Preste atenção ao seu humor em sua rotina de trabalho. O que te deixa irritado: reuniões, emails e ligações? Resolva os compromissos mais complexos antes de lidar com isso.

Trabalhar sozinho X Trabalhar em equipe:
Na Estação Espacial, deixar de fazer tarefas domésticas pode ser fatal e, além de cumprir com seus deveres “domésticos”, os astronautas passam horas trabalhando sozinho para depois trabalharem em equipe. A equipe dos pesquisadores percebeu que essa transição gera maior distração (e ocasionalmente um desastre).

Dormir após o almoço:
Foi comprovado entre os astronautas que cerca de 26 minutos de sono durante o dia aumenta a produtividade em até 34% na performance e 54% no estado de atenção. Outros estudos revelam que respeitar este “clique” de sono durante o dia pode melhorar (e muito) nossa qualidade de vida, reduz o risco de doenças coronárias e melhora nosso sono.

Fontes:
Superinteressante
Estadão

banner_cadastro_post_blog

Diligeiro

A forma mais rápida, prática e segura de encontrar correspondentes

One thought to “O segredo da produtividade segundo a NASA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *