Skip to main content
Encontre os correspondentes mais próximos do local de sua demanda
Dia do Advogado: 5 aplicativos para advogados e estudantes de direito

Dia do Advogado: 5 aplicativos para advogados e estudantes de direito

Cumprir prazos, economizar tempo em tarefas repetitivas, aumentar a produtividade e manter a rotina de trabalho mais organizada no escritório (e fora dele) são objetivos que todo advogado busca atualmente. Por conta disso, muitos profissionais adotam aplicativos jurídicos para gerenciar melhor suas tarefas e facilitar atividades rotineiras. Você advogado, que está sempre com a mesa e a pasta cheias de papel e livros, já imaginou trabalhar com o auxilio de um smartphone?

Com os aplicativos jurídicos disponíveis para celulares e tablets, é possível facilitar o dia a dia, ganhar um tempo precioso no expediente, economizar um bom dinheiro, ser mais produtivo e também, mas não menos importante, compartilhar/armazenar informação com muito mais segurança. (mais…)

Audiência trabalhista: dicas de advogado experiente

Advogado dá dicas de como atuar numa audiência trabalhista

A convite do Diligeiro, o Doutor e Professor Itamar Ciochetti, escreveu algumas dicas úteis e importantes de como atuar em audiência trabalhista. Confira:

Por Itamar Ciochetti

Às vezes, a experiência conta muito. Talvez a audiência seja o momento da advocacia onde essa experiência mais se expressa.

Isto porque na audiência trabalhista todas as habilidades do advogado são testadas, uma vez que ali tudo é imediato. Existe na audiência uma situação na qual o advogado não pode revisar e corrigir o seu comportamento. Tudo o que ele fizer ali tem consequência, e as decisões têm de ser tomadas de imediato, com rapidez e ao mesmo tempo revisando toda uma estratégia. (mais…)

Prerrogativas do advogado: o que são e para que servem

Prerrogativas do advogado: o que são e para que servem

O que são as prerrogativas?

As lei n° 8.906/94 em seus artigos 6º e 7º., estabelece e disciplina as prerrogativas dos advogados.
As prerrogativas do advogado são direitos que lhe são conferidos pela lei aos advogados, para que eles, por sua vez, possam, em cada caso, exercer o direito de defesa plena de seus clientes, com independência e autonomia, sem temor do magistrado, do representante do Ministério Público ou de qualquer autoridade. Trata-se de uma proteção contra o exercício abusivo do poder pelas autoridades, que, sem essas prerrogativas legais, poderiam constranger ou impedir o exercício da atividade do advogado como defensor das liberdades civis e dos direitos de seu cliente. (mais…)